Conceitos Importantes do Programa NH2¶
Para melhor utilização do NH2, é importante ter em mente alguns conceitos importantes relativos a avaliações de confiabilidade, de modo geral, e ao programa, de modo específico.
Caso base¶
O caso base é um caso de fluxo de potência, criado e ajustado pelo Programa ANAREDE (fluxo de potência convergido), e armazenado em arquivo histórico, que servirá de base para a análise de confiabilidade. Essa versão do programa comporta todos os modelos do programa ANAREDE, incluindo elos CCAT, compensadores estáticos e bancos shunt individualizados.
Flexibilização dos limites operativos para casos com violações¶
A opção FLEX torna possível a utilização de casos com violações operativas nas análises de confiabilidade. Esta opção deve ser ativada na janela de Opções de monitoração. Neste caso, o programa adotará o seguinte procedimento:
1. Identificar as violações operativas existentes no caso base, em função das opções de monitoramento, da Região de Monitoração e dos limites operativos.
2. Alterar temporariamente os limites operativos das grandezas violadas no caso base — limites de carregamento de circuitos e limites de tensão. Assim, circuitos em sobrecarga passam a ter um novo limite igual ao valor do fluxo violado, acrescido de uma tolerância. Processo similar ocorre para as violações de tensão. Neste caso, os limites de tensão são considerados de modo individualizado, e não mais por grupo limite de tensão.
3. Durante as simulações das contingências, o processo de monitoração ocorre normalmente, utilizando os limites ajustados. Deste modo, as violações do caso base não serão computadas nas análises de contingências, sendo indicados apenas os montantes que excedem às violações já identificadas no caso base. Para os elementos que não sofreram alterações dos limites, a monitoração será feita de acordo com os limites indicados originalmente.