Opções de solução¶
A janela de opções de solução permite alterar opções utilizadas para o cálculo dos índices de confiabilidade:
Número de horas por ano: aqui pode ser alterado o número de horas que devem ser considerados para anualizar os índices de confiabilidade. Usualmente é utilizado um valor de 8760 ou 8766.
Número máximo de simulações: aqui pode ser limitado o número máximo de contingências que serão simuladas, tanto na análise de Enumeração de Estados, como na Simulação Monte Carlo.
Semente para o gerador de números aleatórios: aqui pode ser alterada a semente utilizada no gerador de números aleatórios durante a Simulação Monte Carlo. Se uma mesma semente for utilizada em um mesmo caso, exatamente as mesmas contingências serão selecionadas, não importando quando a simulação seja realizada. Por outro lado, o uso de uma semente diferente possibilita um sorteio diferente na simulação Monte Carlo de um mesmo caso. Esse número deve ser um número primo grande.
Tolerância de corte: valor de probabilidade abaixo do qual uma contingência é rejeitada para a análise de Enumeração de Estados e Aderência.
Tolerância de convergência (Monte Carlo): valor percentual que é comparado ao valor da tolerância beta da simulação Monte Carlo para os índices LOLP e EPNS a fim de que o caso seja considerado convergente.
Atenção
A alteração dessas opções será válida a partir do momento em que o arquivo histórico do NH2 for salvo (opção Arquivo -> Salvar).

Fig. 52 Opções de solução¶