Índices de confiabilidade do sistema¶
Na janela de índices de confiabilidade do sistema podem ser acompanhados os índices de confiabilidade calculados pelo programa NH2 para todo o sistema (composto) e considerando apenas contingências de geração ou transmissão.
Os índices calculados são:
LOLP - Probabilidade de Perda de Carga (p.u.): Percentual médio do tempo em que há corte de carga
EPNS - Expectância da Potência Não Suprida (MW/ano): Potência média anual interrompida
EENS - Expectância da Energia Não Suprida (MWh/ano): Energia média anual interrompida
LOLF - Frequência de Perda de Carga (/ano): Número médio de vezes no ano em que o sistema transita de um estado adequado para um estado inadequado
LOLD - Duração Média de Perda de Carga (horas): Duração média do corte de carga no ano
IS - Índice de Severidade (sistema.minuto): Duração fictícia de uma interrupção equivalente à ocorrida no sistema supondo o pico de carga constante. Esse é um índice normalizado que permite a comparação entre sistemas de portes e naturezas distintas. Existe uma escala de acompanhamento desse índice estabelecida pelo ONS no Submódulo 23.3.
ICE - Índice de Confiabilidade de energia: Valor complementar da energia não suprida, isto é, a energia realmente suprida dividida pela energia total demandada para fornecer um índice normalizado.
Aderência ao critério N-1: Percentagem dos casos simulados durante a análise de aderência em que não houve corte de carga.
O botão permite salvar as informações desse relatório em arquivo.

Fig. 56 Escala para o índice de severidade¶

Fig. 57 Índices de confiabilidade do sistema - Enumeração de Estados e Monte Carlo¶

Fig. 58 Índices de confiabilidade do sistema - Aderência¶