../../_images/version.png

Versão 11.10

Update 2 (11.10.2)

Setembro de 2020

Bugs corrigidos e aperfeiçoamentos menores

  1. Correção de um bug relativo à escrita do aquivo snapshot.

  2. Aperfeiçoamento relativo à solução da tensão do conversor (VCNV) durante a falha de comutação, garantindo maior robustez numérica.

Update 1 (11.10.1)

Setembro de 2020

Bugs corrigidos e aperfeiçoamentos menores

  1. Correção de um bug na escrita de arquivo do tipo PLTCDU relativo à ativação da opção DLCA quando o NEWT automático está habilitado.

  2. Correção de um bug no bloco ATRASO introduzido na versão 11.10.0.

  3. Correção de uma incompatibilidade do bloco ATRASO com a utilização prévia do código EAMI.

Initial Release (11.10.0)

Agosto de 2020

Melhorias em CDUs

  1. Criação do bloco FIMPRG na estrutura de CDU para encerramento da execução do Anatem quando é detectada uma entrada com valor lógico igual a 1.

  2. Aprimoramento do bloco ORD(1) para permitir a representação deste bloco com os parâmetros P2 e P4 nulos. Neste caso, o bloco ORD(1) será convertido em bloco GANHO.

  3. Implementação da variável NPCNV para o bloco IMPORT para leitura do número de pontes de 6 pulsos que formam o conversor de cada polo HVDC.

Outras Novidades

  1. A variável de plotagem GAMA (ângulo de extinção do conversor) voltará a assumir o valor zero durante o intervalo de falha de comutação do inversor. Esta variável havia sido alterada na versão 11.8.0 para permitir o cálculo do ângulo de extinção por meio da expressão \([ \gamma = 180^\circ - \alpha - \mu ]\), inclusive durante a falha de comutação.

  2. Criação de nova variável de plotagem GAMAC, relativa ao ângulo de extinção calculado pela expressão \([ \gamma = 180^\circ - \alpha - \mu ]\). Esta variável é idêntica à variável do ângulo de extinção GAMA, a menos do período de falha de comutação, onde o valor calculado pelo programa poderá assumir valores negativo.

  3. A partir dessa versão, a habilitação da opção CorFreq no DMDG fará com que o torque mecânico e o torque elétrico sejam considerados na equação de oscilação da máquina síncrona correspondente. Até a versão 11.9.4, apenas a potência elétrica era corrigida com a frequência ao habilitar a opção CorFreq.

  4. Inclusão das opções TMEC e TELE (a serem utilizadas junto ao Código EXSI) para considerar apenas o torque elétrico e/ou o torque mecânico na equação de oscilação da máquina síncrona quando a opção CorFreq está habilitada. Estas opções não terão efeito na equação de oscilação de determinado modelo de máquina quando a opção CorFreq correspondente estiver desligada. Ao habilitar somente a opção TMEC, o torque mecânico é considerado na equação swing, e a potência elétrica não será corrigida com a frequência. Da mesma forma, habilitar a opção TELE isoladamente, apenas o torque elétrico seja considerado na equação swing, enquanto a potência mecânica não será dividida pela frequência do rotor nessa mesma equação.

  5. Disponibilização de arquivo de template para modelo ANACDU (arquivo anacdu.tpa) para a interface Anatem.

  6. Ampliação do número de dimensões monitoradas na opção RDIM do código RELA. Agora são mostrados também os seguintes limites (v11.9.1)

Bugs corrigidos e recursos de compatibilidade

  1. Correção do algoritmo de interpolação do bloco ATRASO (a solução anterior apresentava instabilidade numérica para sinais descontínuos).

  2. Correção de um bug intermitente que poderia ocasionar num erro de leitura do fator de participação no código DDFM.