../_images/codigos_opcoes.png

DFLA

Função

Executa a leitura de dados necessários à contabilização de fluxo líquido de intercâmbio de uma área ou entre áreas. Para cada área especificada é fornecida uma lista de circuitos de intercâmbio. Os fluxos ativo e reativo nas extremidades especificadas dos circuitos listados para cada área serão somados (ou subtraídos) para calcular o fluxo ativo/reativo líquido importado (ou exportado) pela área ou de intercâmbio com outra área.

Atenção

Os números de áreas especificados neste código servem apenas como identificadores para as referidas contabilizações de fluxo e não têm nenhuma relação, nem devem ser confundidos, com os números de área fornecidos no código de execução DBAR do programa Anarede.

Para aumentar a flexibilidade deste código, qualquer somatório de fluxos terminais em circuitos pode ser feita, isto é, nenhuma verificação é feita quanto à localização dos circuitos ou do significado físico que pode ter este somatório (isto é deixado a cargo do usuário).

Utilização

Este código requer a entrada de uma régua de identificação do agrupamento, seguida de n entradas referentes a circuitos que comporão este agrupamento. O fim do agrupamento é demarcado pelo comando FIMFLA.

A primeira régua possui os seguintes parâmetros:

NA

Número de identificação da área para contabilização de fluxo de intercâmbio

ID

Identificação alfanumérica da área para contabilização de fluxo de intercâmbio

A segunda régua possui os seguintes parâmetros:

De

Número de identificação da barra DE do circuito CA de intercâmbio conforme definido no Anarede

Pa

Número de identificação da barra PARA do circuito CA de intercâmbio conforme definido no Anarede

NC

Número de identificação do circuito CA de intercâmbio conforme definido no Anarede. Se for deixado em branco será considerado o primeiro circuito

Ex

Número de identificação da extremidade do circuito na qual será feita a medição do fluxo (sendo considerado positivo o sentido do fluxo entrando na extremidade a partir da rede). Deve ser igual a um dos campos barra DE ou barra PARA. Se for deixado em branco será considerado o valor do campo barra DE. Para contabilizar o valor com sinal trocado, poderá ser fornecido neste campo um sinal negativo juntamente com o valor da extremidade

Dica

Insira régua para auxiliar ao preenchimento dos campos do código DFLA com o comando “ctrl + *”, após inserir o número da área.

Opções de execução aplicáveis

Cuidado

Quando utilizada a opção de controle de execução IERR, havendo alguma área com dados de circuitos de intercâmbio inexistentes na rede elétrica (vindos do Anarede), esta área será ignorada e serão emitidas mensagens de aviso informando o usuário da inexistência do circuito e da desconsideração da área. Se a opção IERR não estiver ativada, neste caso, o Anatem interrompe o processamento, emitindo mensagem de erro. Deve-se notar que a inexistência de um dos circuitos fornecidos, em geral, é uma indicação de que os fluxos da área não seriam calculados corretamente e de que o usuário deve revisar a lista de circuitos para o código DFLA relativos à área em questão, se realmente desejar calcular estes fluxos.

Exemplo

Listagem 176 Exemplo da aplicação do código DFLA
 1
 2
 3
 4
 5
 6
 7
 8
 9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
(===============================================================================
( LEITURA DOS DADOS PARA CONTABILIZACAO DO INTERCAMBIO LIQUIDO ENTRE AREAS
(===============================================================================
DFLA IMPR IERR
(
(NA) (        ID        )
  20 FRJ - Area RJ
(De ) (Pa ) NC ( Ex )
  138   140  1
  138   140  2
  104   183 57
  104   183 59
  385   149
FIMFLA
(
(NA) (        ID        )
 130 RSE - Receb. Sudeste
(De ) (Pa ) NC ( Ex )
   65    69
 1086   978     -1086
  551  1029      -551
   65    70
  122   125      -122
  122   130      -122
  556  1027      -556
FIMFLA
(
999999

Ver também

Para maiores informações, consulte a seção Fluxo Agregado de Intercâmbio.