../_images/inducao.png

Máquinas de Indução Convencional

Atenção

Máquinas de indução devem ser definidas previamente no caso de fluxo de potência. As informações fornecidas ao Anatem são complementares àquelas oriundas do caso Anarede. As máquinas não modeladas são automaticamente convertidas para impedâncias constantes.

O programa dispõe de 2 modelos predefinidos de máquinas de indução convencionais (dados fornecidos pelo código DMOT). O modelo de ordem 1 possui um enrolamento de rotor sem representação da dinâmica elétrica rotórica. O modelo de ordem 2 possui um enrolamento de rotor com representação da dinâmica elétrica rotórica. Unidades de máquina podem ser desligadas através do código DEVT (evento RMMI).

No caso de máquina operando como motor, o torque mecânico pode ser modelado através de parâmetros que definem a curva Torque x velocidade angular da máquina. É possível também modelar o torque mecânico por CDU. Esta última opção é útil para representar uma turbina caso a máquina esteja operando como gerador de indução (no caso de geração eólica, por exemplo).

Nos motores de indução que tenham sido modelados é possível gerar modificações automáticas da potência elétrica absorvida pelo motor, através do código de execução DCEN (modificação automática de cenário de carga/geração).

Códigos Relacionados

Modelo Dinâmico e Associação: DMOT

Modelos para Turbina Personalizados: ACDU DCDU DTDU

Dados Complementares: DREL

Outros: DCEN DEVT DLOC DPLT