../_images/codigos_opcoes.png

ARQM

Função

Leitura dos dados de modelos dos sistemas de controle armazenados em um arquivo associado à unidade lógica #3 (TEM$MODEL). Os dados de modelos dos sistemas de controle que independem dos dados do modelo de fluxo de potência podem ser armazenados em um arquivo para posterior processamento através deste código de execução. Neste arquivo podem estar contidos os dados relativos aos códigos DCDU, DCST, DECS, DEST, DMCE, DMCS, DMCV, DMDF, DMDG, DMEL, DMGE, DRGT, DRGV e DMTC. Os formatos dos dados são os mesmos que os definidos nestes Códigos de Execução. Ao final do conjunto de dados deve ser incluído o código FIM.

Nota

No contexto ANACDU, somente os dados definidos pelo código DCDU são considerados, sendo os demais criticados porém ignorados para a simulação.

Utilização

A utilização do código se resume à incluir o mnemônico ARQM no arquivo .stb.

Exemplo

Listagem 152 Exemplo da aplicação do código ARQM
 1 (===============================================================================
 2 ( CARREGANDO ARQUIVOS DE DADOS
 3 (===============================================================================
 4 ULOG
 5 3
 6 EXEMPLO.DAT
 7 (
 8 (===============================================================================
 9 ( RESTABELECIMENTO DOS MODELOS DOS REGULADORES
10 (===============================================================================
11 ARQM
12 (
13 (

Nota

O arquivo EXEMPLO.DAT associado pela Unidade Lógica #3 contém os códigos com os dados de modelos (DCDU, DCST, DRGT, dentre outros), finalizados pelo código FIM. O código ARQM executa a leitura dos códigos contidos neste arquivo, cujo objetivo é servir como banco de dados de modelos. É possível no entanto fornecer os mesmos dados no mesmo arquivo .stb .

Dica

A utilização do código DARQ dispensa o uso do comendo ARQM para a leitura de arquivos associados. Este código é de uso exclusivo de arquivos associados pela Unidade Lógica #3.

Ver também

Para maiores informações a respeito dos dados de modelos, consulte a seção correspondente ao tipo do modelo predefinido ou a seção Controladores Definidos pelo Usuário para criação de modelos personalizados.