../_images/CER.png

Compensadores Estáticos de Reativos

O Compensador Estático de Reativo (CER), em inglês Static Var Compensator (SVC), é um dispositivo de eletrônica de potência constituído pelos seguintes elementos básicos: Reator Controlado a Tiristor (TCR – Thyristor Controlled Reactor) associado com um banco de capacitores fixos ou chaveado.

O SVC é um equipamento shunt, conectado à rede elétrica conforme ilustra a figura abaixo:

../_images/svc.png

Fig. 67 Compensador Estático de Reativos conectado em delta.

O objetivo da compensação paralela em sistemas de transmissão é controlar a tensão em algum ponto do sistema ou aumentar a capacidade de transferência de potência através do aumento da margem de estabilidade. Isto pode ser necessário para melhorar as características de transmissão em regime permanente bem como a tensão, a estabilidade eletromecânica e diminuir os problemas de ressonância subsíncrona no sistema.

A compensação em derivação, feita por exemplo por um SVC, é bastante eficiente na manutenção de um perfil de tensão ao longo de linhas de transmissão que conectam duas barras do sistema elétrico e fornece suporte de tensão no final de linhas de transmissão radiais diante do aumento da demanda de potência. No entanto, a compensação em derivação é ineficiente no controle da potência ativa transmitida em uma linha com magnitudes das tensões terminais definidas. Neste caso a potência ativa é definida em função do valor da impedância série e do ângulo entre as tensões terminais da linha.

Nota

O SVC é utilizado para regulação de tensão no meio (ou em algum ponto intermediário) da linha de transmissão e no final da mesma para evitar instabilidade de tensão, bem como, para controle dinâmico da tensão aumentando a margem de estabilidade transitória e amortecendo as oscilações de potência.

Importante

Os Compensadores Estáticos podem ser modelados com limites locais ou limites referidos à alta tensão (modelos L e T). Essa definição é realizada no caso Anarede e não pode ser alterada no Anatem. Algumas variáveis de plotagem e de CDU podem sofrer correção devido à modelagem escolhida.

Em resumo:

  • L -> limites (e algumas variáveis) são os valores locais

  • T -> limites (e algumas variáveis) são referidos à barra de alta do trafo

Códigos Relacionados

Controlador Built-in: DMCE

Controlador Personalizado: ACDU DCDU DTDU

Associação de Controles: DCER

Outros: DEVT DLOC DPLT