../../_images/cdu1.png

Definição de CDU

Os CDUs são definidos no Anatem por meio do código DCDU, possuindo diferentes réguas de preenchimento, a depender do contexto do dado a ser informado. É possível declarar mais de um controlador em um mesmo DCDU. Cada declaração de um controlador deve ser finalizado pelo comando FIMCDU. O fechamento do código DCDU em si é realizado por meio do habitual 999999. Usualmente, um controlador possui a seguinte ordem de declaração de dados: identificação -> DEFPAR -> blocos de CDU -> DEFVAL -> FIMCDU.

Identificação

É a primeira informação de cada novo controlador, onde são dadas informações acerca da identificação deste controlador. A identificação numérica deve ser única a cada controlador e será a forma pela qual o usuário relacionará este controlador a outros equipamentos ou Códigos de Execução. A identificação alfanumérica é utilizada pelo programa na produção dos arquivos de saída, como os relatórios; não é requerido que esta identificação seja única, embora seja extremamente recomendado que a seja.

Possui a seguinte régua:

ncdu

Número de identificação do CDU

nome cdu

Identificação alfanumérica do CDU

DEFPAR

Declarações DEFPAR servem para a declaração de parâmetros a serem utilizados em Blocos de CDU e em declarações DEFVAL. A utilização de declarações DEFPAR torna o controle mais limpo e menos propenso a erros na modelagem, além de trazer significado aos valores informados.

Dica

Utilize comentários a direita das definições para informar a função de cada parâmetro dentro de um controle.

Ver também

Consulte a entrada DEFPAR para mais informações acerca do preenchimento desta informação.

Blocos de CDU

As declarações dos Blocos de CDU são utilizadas para a construção da lógica em si do controle, onde os blocos são definidos e interconectados. Os parâmetros (tipicamente editáveis) dos blocos devem possuir declarações do tipo DEFPAR. Todas as variáveis de saída devem estar conectadas à entrada de ao menos um outro bloco. Saídas podem ser compartilhadas como entrada em mais de um bloco.

Dica

Utilize parâmetros definidos em DEFPAR para maior legibilidade e manutenibilidade do controlador.

Ver também

Consulte a entrada Blocos de CDU para mais informações acerca do preenchimento desta informação.

DEFVAL

Declarações DEFVAL servem para a declaração de valores iniciais das variáveis do controlador. Boa parte das variáveis são auto-inicializáveis, não requerendo a utilização deste recurso. Em alguns pontos do controlador, contudo, pode ser necessário que o usuário informe qual o valor inicial daquele controle. Variáveis utilizadas apenas como limitadores podem ser definidas também por meio de DEFVAL, dispensando a criação de blocos.

Ver também

Consulte a entrada DEFVAL para mais informações acerca do preenchimento desta informação.

FIMCDU

Os CDUs devem ser finalizados por meio da declaração FIMCDU. O código DCDU deve ser finalizado com o comando 999999.