../../_images/version.png

Versão 11.8

Update 1 (11.8.1)

Fevereiro de 2020

Bugs corrigidos

  1. Correção de solução do bloco POL(s) quando o bloco possuia polo na origem para segunda ordem.

  2. Correção da cor de fundo de seleção do tema Modern Dark.

  3. Correção de um bug que impedia o programa de ser interrompido quando um erro era detectado pela rotina que verifica a interface entre CDUs e o sistema (blocos IMPORT/EXPORT e DLOCs).

  4. Correção de um bug que impedia o bloco ALERTA de funcionar corretamente quando a transição detectada acontecia no mesmo instante de tempo de um evento.

  5. Correção de um bug que afetava o desempenho do programa.

  6. Correção de um bug que impedia a ativação da opção SAD2.

Initial Release (11.8.0)

Dezembro de 2019

Aviso

Nesta versão, há remoção de recursos considerados obsoletos

Melhorias Relacionadas aos CDUs

  1. Criação da constante MXAT que ignora a solução de blocos ATRASO com P1 superior a este valor (default =10). Para estes blocos, é considerado que o atraso é infinito; ou seja, a saída deste bloco será igual ao valor da inicialização.

  2. Criação da estrutura de biblioteca de topologias de modelos CDUs (opção LIBS para o código ACDU). Esta biblioteca de topologias de CDUs disponibiliza ao usuário modelos de controladores para serem utilizados independente dos modelos de banco de dados, constituindo base interna do programa. Esta biblioteca pode ser encontrada dentro da pasta “modelos_lib”, junto da instalação do programa. Os números da LIBS constituem base à parte dos dados informados pelo usuário pelo código DTDU. Esta biblioteca deverá ser populada conforme agentes e fabricantes autorizem a divulgação pelo programa dos seus controladores.

     1( CDU sendo criado a partir de topologia definida internamente no arquivo models.cdu
     2( A topologia (DTDU) contida no arquivo models.cdu não precisa ser declarada pelo usuário
     3( O Anatem importa automaticamente este arquivo em sua execução
     4ACDU LIBS
     5(ncdu) (ntop) ( nome cdu )
     6     1      2 AVRMAQ1
     7(EFPAR (nome) (     valor      )
     8DEFPAR #Ka                 190.0
     9FIMCDU
    10999999
    

Melhorias Relacionadas à Usabilidade do Programa

  1. Atualização diversos detalhes da interface gráfica, como fontes e símbolos utilizados, permitindo uma leitura mais agradável em monitores de alta definição.

  2. Adição dos temas “Midnight” (escuro) e “Legacy” (claro) para a interface. Esses temas podem ser aplicados em “Ferramentas -> Cores”. Além destes temas, os temas “Claro” e “Escuro” da versão anterior foram renomeados para “Modern Light” e “Modern Dark”, respectivamente. O tema default da instalação é o “Modern Dark”.

    ../../_images/v110800_legacy.png

    Tema Legacy

    ../../_images/v110800_modernLight.png

    Tema Modern Light

    ../../_images/v110800_modernDark.png

    Tema Modern Dark

    ../../_images/v110800_Midnight.png

    Tema Midnight

Melhorias Relacionadas às Mensagens e Relatórios

  1. Melhoria no relatório de simulação na ocorrência de problemas de convergência.

Outras novidades

  1. Melhoria no processo de convergência com NEWT automático e opções DLCA e SAD2.

  2. Criação da opção ASYN para escrita assíncrona de arquivo de plotagem. A escrita assíncrona traz ganhos no tempo de execução quando o arquivo de plotagem for muito grande ou a simulação for de difícil convergência.

  3. Novo motor de solução para estabilidade eletromecânica. Este novo motor deverá apresentar melhor compatibilidade entre Códigos de Execução existentes (SADD, SAD2, SAD3, DLCA, DLCC, NEWT automático) e novas opções. O motor antigo pode ser acessado por meio da opção nova LGCY (Legacy). Por default, esta opção é considerada ligada por default e deve ser desativada por DOPC caso desejado.

  4. Aprimoramento da opção ILHA. Ao ser utilizada com o código EXSI, o Anatem desligará ilhas elétricas sem geradores síncronos associados que venham a ser formadas durante a simulação.

  5. Alteração na plotagem do ângulo de extinção GAMA do inversor, o qual será sempre calculado pela expressão \([ \gamma = 180^\circ - \alpha - \mu ]\). Portanto, o valor de GAMA poderá assumir valores negativos durante a ocorrência de falha de comutação.

Recursos Obsoletos

  1. A opção 1046 foi removida do programa. Esta opção alterava a forma pela qual as equações do bloco POL(s) eram resolvidas, dentre outros detalhes menores