 
Arquivo Snapshot¶
O arquivo snapshot (#UL10) é um arquivo binário cujo objetivo reside em guardar um instante de tempo da simulação do Anatem para futuro retorno. Frequentemente usado em programas de transitório eletromagnético, o arquivo snapshot costuma ser utilizado para que seja armazenado um ponto de operação inicializado. Como o Anatem já tem os seus modelos inicializados desde o instante inicial, este recurso acaba passando despercebido.
Em algumas aplicações, como a região de segurança dinâmica realizada pelo Anarede e Anatem, o uso do snapshot reduz significativamente o processamento computacional, uma vez que a leitura e inicialização dos modelos é realizada uma única vez e é compartilhada em diversos casos simulados. A partir da leitura de um arquivo snapshot, poucos comandos podem ser dados; não sendo permitido, portanto, novas declarações de modelos dinâmicos.
Os comandos permitidos após o reestabelecimento de snapshot são:
- DCTE
- Dados de Constantes 
- DOPC
- Dados de Opções de Execução 
- DPLT
- Dados de Plotagem de curvas 
- DSIM
- Dados de Parâmetros de Simulação 
- EXSI
- Executa Simulação 
- EAMI
- Executa Análise de Multi-Infeed 
- RELA
- Impressão de Relatórios 
O arquivo snapshot é declarado através do comando ULOG 10, ou então por declaração do tipo SNP no código DARQ. Em seguida, é necessário utilizar os comandos SNAP GRAV para criar ou reescrever o arquivo naquele ponto da simulação ou então SNAP REST para reestabelecer o ponto da simulação.
Dica
O recurso snapshot é recomendado para quando o usuário deseja realizar diversos eventos para um mesmo caso de fluxo de potência e modelos dinâmicos.