../_images/codigos_opcoes.png

DLTC

Função

Leitura de dados adicionais de Transformadores OLTC e de associação ao respectivo modelo de controle.

Utilização

De

Número da barra de uma das extremidades do circuito, como definido no campo Número do código de execução DBAR do programa Anarede.

Pa

Número da barra da outra extremidade do circuito, como definido no campo Número do código de execução DBAR do programa Anarede.

Nc

Número de identificação do circuito CA em paralelo, como definido no programa Anarede.

Mt

Número de identificação do modelo de OLTC, como definido no campo No do código DMTC, ou no campo CDU do código DCDU ou, no caso de uma topologia, do código ACDU.

u

Letra U se o modelo de OLTC foi definido pelo usuário através do código DCDU ou, no caso de uma topologia, do código ACDU.

Tmn

Valor mínimo que o tap de tensão pode assumir, em pu. Se deixado em branco assume o valor fornecido no programa Anarede.

Tmx

Valor máximo que o tap de tensão pode assumir, em pu. Se deixado em branco assume o valor fornecido no programa Anarede.

Nst

Número de intervalos de discretização do tap de tensão entre os valores Tmn e Tmx. Deve ser maior que zero. O incremento de tap é calculado por \((Tmx - Tmn)/Nst\).

Kbs

Número da barra cujo módulo da tensão deve ser controlado. Se a barra controlada não for uma das barras definidas nos campos De ou Pa, deve ser associado um sinal ao número desta barra que determine a direção do movimento do tap no sentido de aumentar o módulo da tensão da barra controlada. Em geral, barras situadas no lado do tap recebem um sinal positivo e barras situadas no lado contrário do tap recebem um sinal negativo (o tap é considerado como situado na barra informada no campo Da Barra no código DLIN do programa Anarede). Se deixado em branco assume o valor fornecido no programa Anarede.

Nota

No caso do transformador ser apenas defasador os campos Tmn, Tmx, Nst e Kbs não são necessários. Neste caso deve-se deixá-los em branco, exceto o campo Nst que deve ser feito igual a \(1\).

Exemplo

Listagem 183 Exemplo da aplicação do código DLTC
 1
 2
 3
 4
 5
 6
 7
 8
 9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
(===============================================================================
( ASSOCIACAO DE OLTCs AOS RESPECTIVOS CONTROLES
(===============================================================================
DLTC
( OLTCs COM CONTROLE DE TENSAO
( Nf)   ( Nt) Nc ( Mt )u (Tmn) (Tmx) Nst ( Kbs)
    4       2         1               40
    6      18         3    0.9   1.1  40    -20
(
( OLTC CORRESPONDENTE A TRAFO DEFASADOR
( Nf)   ( Nt) Nc ( Mt )u (Tmn) (Tmx) Nst ( Kbs)
    1       2      5300u               1
999999
(
(===============================================================================
( ASSOCIACAO DE OLTCs AOS RESPECTIVOS CONTROLES
(===============================================================================
DMTC MD01
(No)   (Bm1)(Bm2)(TR )(TM )(TB )( T )(Vlm)
   1   0.0150.010  3.0  2.0  0.0 0.05  0.8
(No)   (Bm1)(Bm2)(TR )(TM )(TB )( T )(Vlm)
   3   0.0650.018  2.0  4.0  0.0 0.05  0.8
999999

Nota

O exemplo ilustra a utilização do código DLTC para associação de transformadores com OLTC (circuitos 4-2, 6-18 e 1-2 ) aos respectivos modelos de controle (modelo predefinido MD01 e modelo CDU 5300 ). No primeiro OLTC os valores de Tmn, Tmx e Kbs são mantidos iguais aos fornecidos no Anarede. A posição do tap definida no Anarede é sempre mantida, independentemente de como o circuito seja referenciado no código DLTC, ou seja, caso os circuitos do exemplo tenham sido criados no Anarede com os mesmos valores nos campos Nf e Nt do Anatem os taps serão considerados como posicionados nas barras 4 e 6. Caso os circuitos tenham sido definidos no Anarede como 2-4 e 18-6, os taps estarão nas barras 2 e 18 apesar da ordem das barras no Anatem ser inversa. No terceiro OLTC a barra controlada foi mudada para a barra 20 (o sinal negativo indica que o valor do tap deverá ser diminuído para aumentar a tensão da barra controlada). O quarto OLTC está associado a um CDU (5300) que se supõe seja um modelo de controle de defasamento apenas. Neste caso os campos Tmn, Tmx e Kbs foram deixados em branco e o campo Nst foi feito igual a \(1\).

Ver também

Para maiores informações sobre transformadores com comutação sob carga (“on-load tap-changer”), consulte a seção Transformadores OLTC.