../_images/tcsc.png

Compensadores Série Controláveis

O Compensador Série Controlável (CSC), em inglês Thyristor Controlled Series Capacitor (TCSC), é um dispositivo de eletrônica de potência formado por reatores controlados e banco de capacitores fixos conectados em série a cada fase da rede elétrica conforme mostrado na figura a seguir:

../_images/tcsc_.png

Fig. 69 Capacitores Série Controlados a Tiristor.

A transmissão de potência em corrente alternada através de linhas longas é limitada principalmente pela impedância reativa série da linha. A compensação capacitiva série (fixa) foi introduzida décadas atrás, para cancelar uma parcela da impedância reativa da linha e conseqüentemente aumentar a capacidade de transmissão de potência. Com o advento da tecnologia FACTS, foi demonstrado que a compensação série variável é bastante eficiente no controle do fluxo de potência através da linha e na melhoria da estabilidade.

A compensação série controlada de linhas de transmissão pode ser aplicada para obter-se a máxima utilização do sistema de transmissão disponível através do controle do fluxo de potência nas linhas. Com a utilização de controladores rápidos, a compensação série controlada permite a minimização dos efeitos negativos provocados por distúrbios no sistema.

Códigos Relacionados

Modelo Dinâmico: DMCS

Controladores Personalizados: ACDU DCDU DTDU

Associação de Controles: DCSC

Outros: DEVT DLOC DPLT