../../_images/dfnt1.png

Variáveis CDU de Fonte Shunt Controlada

As seguintes variáveis podem ser importadas e exportadas diretamente por controladores (CDU) associados ao compensador estático ou por locais remotos de medição (FNT no código DLOC):

Atenção

Os subtipos VIRFNT, VIIFNT e VIMFNT só poderão ser utilizados se o modelo de fonte controlada ao qual eles se referem for do tipo fonte de tensão (modelo Thévenin). Os subtipos IIRFNT, IIIFNT e IIMFNT só poderão ser utilizados se o modelo de fonte controlada ao qual eles se referem for do tipo fonte de corrente (modelo Norton).

VIRFNT

IMPORT EXPORT DEFVAL

Componente real da fonte de tensão interna do modelo de grupo de geração representado por onte de tensão shunt controlada (\(V_{Ir}\)), em pu na base do sistema CA.

VIIFNT

IMPORT EXPORT DEFVAL

Componente imaginária da fonte de tensão interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de tensão shunt controlada (\(V_{Ii}\)), em pu na base do sistema CA.

VIMFNT

IMPORT DEFVAL

Módulo da fonte de tensão interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de tensão shunt controlada, em pu na base do sistema CA.

IIRFNT

IMPORT EXPORT DEFVAL

Componente real da fonte de corrente interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de corrente shunt controlada (\(I_{Ir}\)), correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.

IIIFNT

IMPORT EXPORT DEFVAL

Componente imaginária da fonte de corrente interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de corrente shunt controlada (\(I_{Ii}\)), correspondente a uma unidade do grupo, , em pu na sua base.

IIMFNT

IMPORT DEFVAL

Módulo da fonte de corrente interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de corrente shunt controlada, correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.

ITRFNT

IMPORT DEFVAL

Componente real da corrente terminal injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente) (\(I_{Tr}\)) , correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.

ITIFNT

IMPORT DEFVAL

Componente imaginária da corrente terminal injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente) (\(I_{Ti}\)) , correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.

ITMFNT

IMPORT DEFVAL

Módulo da corrente terminal injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente), correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.

PTFNT

IMPORT DEFVAL

Potência ativa injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente), correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.

QTFNT

IMPORT DEFVAL

Potência reativa injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente) , correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.

STFNT

IMPORT DEFVAL

Potência aparente injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente), correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.

NUFNT

IMPORT DEFVAL

Número de unidades em operação do grupo de fonte shunt controlada.

ESTFNT

IMPORT DEFVAL EXPORT

Número de unidades em operação do grupo de fonte shunt controlada.

Local Remoto de Fonte Shunt Controlada

O tipo FNT no código DLOC possui a seguinte régua de preenchimento:

El

Número de identificação da barra CA onde está conectado o elemento

Gr

Número de identificação do grupo de equipamento associado à localização do sinal