../../_images/arquivos.png

Arquivo de Resultado de Inércia Síncrona

O arquivo de resultado de inércia agrupada é um arquivo texto, em formato csv (comma-separated values), cujo objetivo está em apresentar de maneira mais orgânica os resultados para este tipo de análise.

O arquivo é gerado apenas quando o relatório de inércia é solicitado pelo usuário via opção RINE junto ao código RELA. Para que os resultados sejam exportados em arquivo csv, deve-se solicitar a geração do arquivo de tipo RINE via código DARQ, conforme o exemplo a seguir.

Listagem 18 Declaração de arquivo de saída RINE para cálculo de inércia síncrona, despacho e capacidade
1 DARQ
2 (Tipo) (C) ( Arquivo
3 OUT
4 LOG
5 PLT
6 SAV    21  FEV2016.sav
7 RINE       RINE.csv
8 999999

As definições necessárias para cálculo de inércia agrupada devem ser realizadas por meio do código AGMQ. O arquivo de resultado desta análise é ilustrado a seguir:

../../_images/rine.png

Fig. 37 Tabela CSV de resultados de inércia agrupada, despacho e capacidade de máquinas síncronas

O mesmo relatório da análise também é escrito no arquivo de relatório do Anatem, conforme a seguir:

../../_images/rine2.png

Fig. 38 Relatório OUT com os resultados de inércia agrupada, despacho e capacidade de máquinas síncronas

Dica

O usuário pode realizar o cálculo da inércia síncrona em diversos instantes da simulação. Observe que o Anatem reescreverá o arquivo de saída caso o nome do mesmo não seja alterado por nova declaração de arquivo do tipo RINE via código DARQ.

Atenção

Alguns programas visualizadores de arquivos CSV, como o Microsoft Excel, colocam o arquivo em “modo de leitura” enquanto estiver aberto. O Anatem encontrará um erro caso o arquivo RINE a ser gerado esteja em “modo de leitura”.