../../_images/multiinfeed.png

Cálculo Automático dos Índices da Análise Multi-Infeed

O cálculo manual dos índices da análise de multi-infeed por meio de simulações dinâmicas tornava-se bastante trabalhoso, especialmente em sistemas com muitos elos CC, devido à grande quantidade de eventos a serem simulados e medições a serem feitas. Em meio a esta necessidade desenvolveu-se no programa Anatem, o recurso para cálculo automático destes índices.

Atenção

Utiliza-se como padrão a modelagem do sistema CA sem carregamento pré-falta (denominada PECO), para efeito do cálculo destes índices, na qual são desconsiderados os seguintes elementos na modelagem so sistema:

  • Parcela de impedância constante da carga e de geração não modelada;

  • Line charging;

  • Impedância de motores de indução, fontes shunts controladas por CDU, compensadores estáticos;

  • Resistência de armadura de máquinas síncronas;

  • Elementos shunt em geral, exceto máquinas síncronas.

Com a representação PECO, calcula-se o SCR e MISCR, porém, também é possível calcular o ESCR e MIESCR (desligando a opção PECO no código DOPC), habilitando a representação de todos os estes elementos desconsiderados naturalmente.

Pela função EAMI, o Anatem calcula automaticamente o MIIF (e respectivos reatores de falta para afundamento de 1% da tensão pré-falta), Scc, SCR, MSCR e MISCR para todas as barras CA de inversores presentes no caso de estabilidade a ser avaliado. No entanto, barras adicionais, nas quais também é desejado obter o MIIF, podem ser fornecidas por meio do código DMIF (Definição de barras para cálculo do MIIF).

Assim, o Anatem calcula a Scc por meio da matriz \(Zbarra\), e obtêm valores coerentes com aqueles obtidos pelo programa Anafas com modelagem PECO. Para calcular os índices ESCR e MIESCR deve-se desabilitar a opção PECO, desta forma, o cálculo da Scc descontará a participação dos filtros CA.

Exemplo

Listagem 140 Exemplo da aplicação do código EAMI
 1 (===============================================================================
 2 ( CONJUNTO DE BARRAS PARA O CALCULO DOS INDICES MIIF
 3 (===============================================================================
 4 DMIF
 5 ( Nb )
 6 86
 7 7057
 8 3010
 9 9605
10 999999
11 (
12 (===============================================================================
13 ( EXECUCAO DA ANALISE MULTI-INFEED
14 (===============================================================================
15 EAMI
16 (
17 FIM