Bloco ATRASO

O bloco ATRASO é utilizado para promover o atraso de transporte de um sinal. Esse bloco pode ser utilizado modelar a latência de comunicação entre equipamentos ou então a demora para acionamento de certos componentes. Durante a solução de estabilidade, caso o passo de simulação seja alterado, este bloco realizará uma reamostragem dos valores armazenados; estando sujeito às implicações do teorema da amostragem de Nyquist-Shannon. Devido a isso, sinais do tipo pulso (que variam de forma descontínua) não devem ser utilizados como entrada deste bloco. Para sinais contínuos ou contínuos por partes, não existem problemas relacionados ao processo de reamostragem.

Cuidado

Não utilize sinais pulsantes como entrada do bloco ATRASO. Caso necessário, utilize blocos acumuladores (ACUM, PROINT) conectados na entrada e blocos derivativos (DERIVA, SUBIDA, BORDAI) na saída.

Características

# Entradas

1

Sinal de Entrada

Real (contínuo ou contínuo por partes)

Sinal de Saída

Real

P1

Tempo de atraso de transporte, em segundos

../../../../_images/atraso.png

Lógica

\(V_{sai}(t) = V_{ent}(t - P_1)\) *

Nota

* Para atrasos (P1) não múltiplos do passo de integração, é realizado interpolação linear com os dois pontos mais próximos do instante de interesse. Para atrasos inferiores ao passo de integração, é realizado interpolação com o valor de memória do instante anterior e com a entrada atual.

Exemplo

Listagem 68 Exemplo de Utilização do Bloco ATRASO
1 DCDU
2 (ncdu) ( nome cdu )
3  01    CDU_ATRASO
4 (nb)i(tipo)o(stip)s(vent) (vsai) ( p1 )( p2 )( p3 )( p4 ) (vmin) (vmax)
5  11  ATRASO         Vent   Vsai   0.1
6 FIMCDU
7 (
8 999999