../_images/codigos_opcoes.png

BASE

Esta opção de execução permite ao usuário informar dados dinâmicos excedentes em relação ao seu correspondente estático, como modelos de geração em barras que não existem, sem causar um erro no programa. Esta opção é utilizada para se produzir um conjunto de dados dinâmicos capaz de se adequar a diferentes condições de fluxo de potência.

Tradicionalmente, para realizar uma simulação dinâmica no Anatem era necessário que todos os dados dinâmicos informados tivessem um correspondente estático no caso de fluxo de potência. Isso gerava situações em que mudanças no caso ou no ponto de operação requeriam que o banco de dados dinâmicos fosse alterado, impedindo, dessa forma, que a simulação dinâmica pudesse ser iniciada logo após a exportação do caso, sem a manipulação dos dados dinâmicos.

Os casos obtidos a partir da rede supervisionada pelo SAGE, os casos de fluxo de potência para os cenários da base de dados da EPE e os casos de fluxo de potência que utilizam a base de dados dinâmicos do ONS podem apresentar variações na topologia da rede em virtude dos múltiplos cenários possíveis de carga e geração. Assim, ocorrem situações em que máquinas, circuitos ou barras apresentam-se com estado operativo ligado ou desligado em função da configuração da rede elétrica.

Tendo em vista a simulação dinâmica destes casos em que a base de dados é mantida constante independente do caso do fluxo de potência, criou-se a opção de controle de execução BASE que ignora registros de associação de modelos e controles a equipamentos inexistentes no caso, viabilizando a utilização de um arquivo de associação de modelos completo independente do cenário ao qual o caso seja exportado.

Por meio do uso da opção BASE, as linhas do arquivo de estabilidade que fazem referência aos elementos inexistentes no caso são automaticamente ignoradas pelo Anatem, permitindo executar a simulação sem a manipulação prévia dos dados dinâmicos.

Códigos de Execução Aplicáveis

Alterado na versão 12.0: O recurso de utilização do número de unidades de gerador individualizado foi movido para a nova opção DGEI.