../../_images/version.png

Versão 12.1

Initial Release (12.1.0)

Abril de 2022

Novas Funcionalidades e Aperfeiçoamentos

  1. Novo código de execução AGMQ para definição de agrupamento de máquinas síncronas utilizando linguagem de seleção, conforme o exemplo a seguir:

     1(===============================================================================
     2( AGRUPAMENTO DE MÁQUINAS SÍNCRONAS
     3(===============================================================================
     4AGMQ
     5(NG) (        ID        )
     6  10 Agrupamento_SIN
     7(tp) ( no) C (tp) ( no) C (tp) ( no) C (tp) ( no)
     8BARR   1   A BARR 99999
     9(
    10FIMGMQ
    11(NG) (        ID        )
    12  20 Agrupamento_5658_5659
    13(tp) ( no) C (tp) ( no) C (tp) ( no) C (tp) ( no)
    14BARR  5658
    15BARR  5659
    16FIMGMQ
    17(
    18(NG) (        ID        )
    19  30 Agrupamento_Ilha_10
    20(tp) ( no) C (tp) ( no) C (tp) ( no) C (tp) ( no)
    21ILHA  10
    22FIMGMQ
    23(
    24999999
    

    Nota

    Resultados de inércia totalizada dos grupos de máquina síncrona definidos neste código poderão ser solicitados no relatório RINE.

  2. Novo relatório de inércia totalizada de máquinas síncronas a ser solicitado pela opção RINE junto ao código RELA, para impressão (no arquivo OUT ou em CSV) dos relatórios compacto (apenas RINE) ou detalhado (RINE FULL) de inércia totalizada (ver código AGMQ), capacidade e despacho.

    ../../_images/rine_out.png
  3. Novo tipo de arquivo RINE que pode ser solicitado ao código DARQ para impressão, em formato CSV, dos relatórios compacto e detalhado de inércia e despacho de agrupamentos de máquinas síncronas.

    ../../_images/agmq_csv.png
  4. Novas variáveis de plotagem INERCS, PGAGR e CAPAGR para visualização, respectivamente, da inércia equivalente, despacho de potência ativa totalizado, e capacidade totalizada por agrupamento de máquinas) ao longo da simulação.

  5. Novo tipo ILHA para a linguagem de seleção. Este novo tipo de seleção se aplica a todos os códigos de execução que utilizam a sintaxe da linguagem de seleção (DCAR, DCEN, DERA, DLMQ e AGMQ). O tipo ILHA viabiliza a seleção de conjunto de equipamentos pertencentes a ilha elétrica da barra CA informada no campo “no”.

    A seguir é apresentado um exemplo de seleção por ILHA utilizando apenas a condição 1. Neste caso há definição de modelo de carga funcional para o conjunto de barras CA presentes na ILHA elétrica da barra 1 até a ILHA elétrica da barra 5000.

    Atenção

    • Quando se utiliza a condição de união (A), todas as barras presentes nas ilhas da barra 1 até a barra 5000 terão a sua ILHA adicionada à seleção.

    • Ao utilizar a condição de intervalo (E), somente a ILHA da barra 1 e a ILHA da barra 5000 serão adicionadas à seleção.

    1(===============================================================================
    2( ALTERACAO DE CARGAS FUNCIONAIS
    3(===============================================================================
    4DCAR
    5(tp) ( no) C (tp) ( no) C (tp) ( no) C (tp) ( no)   (A) (B) (C) (D) (Vmn)
    6ILHA     1 A ILHA  5000                             100   0   0 100
    7999999
    
  6. Novo evento BPCS para simulação de bypass de capacitor série modelado via código DCSC no Anarede e que esteja sem controle associado no Anatem.

Recursos de compatibilidade

  1. Ampliação da capacidade de DCNE de 200 para 500.

  2. Ampliação da capacidade de blocos DISMIN/DISMAX de 1500 para 6000.

  3. Ampliação do limite máximo de fontes shunt chaveadas por CDU (via subtipo ESTFNT do bloco IMPORT) de 40 para 300.

  4. Compatibilização do pós-processamento com o nome automático do arquivo .plt solicitado via código DARQ.

  5. Verificação de modificação de arquivos em outros editores e atualização de arquivos abertos na interface Anatem. Antes essa verificação/atualização só era realizada para o arquivo principal (.stb).

  6. Compatibilização com o histórico gerado pela versão 11.6.2Abr2022 do Anarede.

Novidades relativas a CDUs

  1. Melhoria no algoritmo de CDU Clustering (código CCDU). Agora controles com dependência circular poderão ser corretamente inicializados, desde que definidos dentro de um cluster de CDU.

  2. Novo subtipo STCES dos blocos IMPORT/EXPORT e do registro DEFVAL para chaveamento/leitura do número de unidades de compensador estático.

  3. Novo subtipo VTCES do bloco IMPORT e do registro DEFVAL para leitura da tensão terminal da barra do compensador estático.

Novidades relativas ao método de solução

  1. Verificação da convergência entre Modelos e Rede CA para todos os casos. Esta verificação já era realizada em versões anteriores quando existiam Modelos CC na simulação.

Atenção

Em alguns casos, a verificação da convergência no laço de Modelos-Rede CA pode implicar em erro de convergência, que em versões anteriores não era detectado.

Bugs corrigidos e aperfeiçoamentos menores

  1. Correção de um bug na impressão de mensagens do pós-processamento.

  2. Correção do IMPORT QCES para compensadores estáticos no modo T.

  3. Correção de um bug que poderia implicar na leitura errada das mensagens na ocorrência de erro de convergência.

  4. Correção de um bug no carregamento da biblioteca interna de modelos CDU em modo de execução batch.

  5. Correção de um bug na inicialização do bloco RATELM.

  6. Correção de um bug na solução de do evento RINF em que, em alguns casos, poderia haver evolução errada da tensão de referência.

  7. Correção de um bug que poderia levar à violação de acesso após o chaveamento de fontes shunts controladas via subtipo ESTFNT.

  8. Correção de um bug que poderia levar à plotagem indevida de variáveis definidas após a plotagem de um bloco IMPORT de CDU com subtipo STBSH associado à local remoto inexistente.

  9. Correção de um bug nos relatórios de erro de convergência de reguladores built-in (velocidade, tensão e estabilizador), onde era indicado o número errado do equipamento.

  10. Correção de um bug no reestabelecimento do arquivo histórico quando existia no caso geradores individualizados (DGEI no Anarede), mas estavam todos desligados.

  11. Correção de um bug que impedia o fechamento de circuito CA quando ambas extremidades eram fechadas simultaneamente por CDU via bloco EXPORT, subtipo STLIND e STLINP.

  12. Correção em formato de impressão de mensagem relativa ao fechamento da extremidade de circuito.

  13. Correção de bug relativo à inicialização do bloco POL(S).

  14. Correção de um bug relativo à solução do bloco FFLOP1. O programa não estava verificando a convergência da solução do bloco corretamente.

Atenção

Em alguns casos, é possível que a versão 12.1 do Anatem apresente problemas para convergir modelos que em versões anteriores não possuía problemas de convergência. Esta diferença é decorrente da não verificação da convergência de blocos FFLOP1 que acontecia anteriormente.