../_images/codigos_opcoes.png

DTMQ

Função

Dados referentes ao teste automático de reguladores de máquinas. Leitura de dados referentes ao teste automático de reguladores de máquinas. Os testes automáticos de reguladores de máquinas têm como objetivo facilitar a verificação, aferição e ajustes dos mesmos por parte do usuário. Para estes ajustes são realizados em geral testes correspondentes a aplicação de degrau nos sinais de referência dos reguladores de tensão e velocidade. As facilidades incorporadas ao programa permitem realizar automaticamente para os grupos de máquinas selecionados os seguintes tipos de teste:

Teste em reguladores de tensão com máquina em vazio
../_images/codigo_de_execucao_dtmq_a.png

Para este teste, os grupos de máquinas são resolvidos de forma independente considerando para inicialização a tensão terminal igual a do fluxo de potência original e despacho igual a zero. Neste caso os reguladores de velocidade são desabilitados. São geradas automaticamente saídas para os sinais VTR e EFD para cada grupo de máquinas selecionado.

Teste em reguladores de tensão com máquina em carga
../_images/codigo_de_execucao_dtmq_b.png

Para este teste é considerada uma rede independente para cada grupo de máquina, constituída de uma reatância em série com uma fonte de tensão constante (barra infinita). O valor desta reatância corresponde ao valor de \(X_{d}'\) da máquina multiplicado por um fator \(K\) especificado e dividido pelo número de unidades do grupo. Na inicialização é considerada que a tensão terminal e o despacho de cada grupo são os mesmos do fluxo de potência original. A tensão da barra infinita é calculada para satisfazer estas condições. Neste caso os reguladores de velocidade são desabilitados. São geradas automaticamente saídas para os sinais VTR e EFD para cada grupo de máquinas selecionado.

Teste em reguladores de velocidade com máquina em carga
../_images/codigo_de_execucao_dtmq_c.png

Para este teste é considerada uma rede independente para cada grupo de máquina alimentando uma carga do tipo potência constante. Na inicialização é considerada que a tensão terminal e o despacho de cada grupo são os mesmos do fluxo de potência original. Neste caso os reguladores de tensão e respectivos estabilizadores são desabilitados. São geradas automaticamente saídas para os sinais FMAQ e PMEC para cada grupo de máquinas selecionado.

Utilização

Tempo

Instante de ocorrência do evento, em segundos. Se for deixado em branco mantém o valor fornecido em execução anterior do código (inicialmente assume o valor \(0.0\)).

%

Variação percentual (relativa ao valor em \(t=0\)) do valor de referência em questão. Se for deixado em branco mantém o valor fornecido em execução anterior do código (inicial-mente assume o valor \(0.0\)).

ABS

Variação absoluta (relativa ao valor em \(t=0\)) do valor de referência em questão. Se for deixado em branco mantém o valor fornecido em execução anterior do código (inicial-mente assume o valor \(0.0\)).

T

Tipo de teste a ser aplicado:

  1. Teste em regulador de tensão com máquina em vazio

  2. Teste em regulador de tensão com máquina em carga

  3. Teste em regulador de velocidade com máquina em carga

Se for deixado em branco mantém o valor fornecido em execução anterior do código (inicialmente assume o valor \(2\)).

ftZ

Fator de multiplicação. Para o teste tipo 2 será considerada uma rede independente para cada grupo de máquina, constituída de uma reatância em série com uma fonte de tensão constante (barra infinita). O valor desta reatância corresponderá ao valor de \(X_{d}'\) da máquina multiplicado por este fator e dividido pelo número de unidades do grupo. Se for deixado em branco mantém o valor fornecido em execução anterior do código (inicialmente assume o valor \(1.0\)).

Vcdu

Nome da variável que identifica as referências onde serão aplicados os degraus para teste nos reguladores tipo CDU. Para os reguladores tipo predefinido este campo é irrelevante, pois as referências neste caso estão previamente definidas. Para os reguladores tipo CDU, se for deixado em branco mantém o nome fornecido em execução anterior do código (inicialmente assume o nome VREF para os testes tipo 1 e tipo 2 e o nome WREF para o teste tipo 3).

Aviso

Deve ser fornecido um valor não nulo para um dos campos % ou ABS, senão o teste automático não poderá ser realizado.

Exemplo

Listagem 203 Exemplo da aplicação do código DTMQ
 1 (===============================================================================
 2 ( DADOS PARA TESTE AUTOMATICO DOS REGULADORES DAS MAQUINAS
 3 (===============================================================================
 4 DTMQ
 5 ( TESTE EM REGULADORES DE TENSAO COM MAQUINA EM VAZIO
 6 ( Tempo) ( % ) (ABS ) T (ftZ) (Vcdu)
 7     10.0    20        1   2.0
 8 (
 9 DTMQ
10 ( TESTE EM REGULADORES DE TENSAO COM MAQUINA EM VAZIO
11 ( Tempo) ( % ) (ABS ) T (ftZ) (Vcdu)
12     10.0    15        2   2.0
13 (
14 DTMQ
15 ( TESTE EM REGULADORES DE TENSAO COM MAQUINA EM VAZIO
16 ( Tempo) ( % ) (ABS ) T (ftZ) (Vcdu)
17     10.0    12        3   2.0

Ver também

Para maiores informações sobre os controles definidos pelo usuário, consultar a seção CDU.