../../_images/elosCC1.png

Modelos de Conversores CA-CC

O conversor (retificador ou inversor) conecta a barra CA de interface à linha CC e ao eletrodo de terra. Os controles do elo CC atuam no conversor. O elemento conversor engloba o transformador e as válvulas de disparo.

Nota

A corrente de conversor é sempre positiva e a tensão de saída de conversor é, por convenção, positiva para retificador e negativa para inversor, correspondendo à diferença entre as tensões dos terminais catodo e anodo, respectivamente.

Dica

Para mais detalhes sobre os modelos built-in de conversor LCC disponíveis no programa Anatem, consulte a seção Diagramas de Sistemas de Controle de Elo CC.

O modelo de elo CC, em geral, está associado aos controles de polo e bipolo na transmissão de corrente contínua, na qual foram baseados os modelos predefinidos do Anatem e a modelagem no programa de fluxo de potência Anarede. Para a modelagem de cargas industriais que se constituem de conversores CA-CC (em muitos casos, apenas retificadores) não existe muitas vezes um “elo CC”, porém o Anatem e o Anarede exigem esta estrutura (torna-se necessário criar um inversor fictício). Nestes casos a modelagem é geralmente feita por CDU e sem a modelagem de um controle de elo CC; são modelados apenas os conversores.

Nota

Encontram-se disponíveis no Anatem dois modelos built-in de conversores CA-CC, detalhados na seção Modelos Predefinidos de Conversor LCC. A associação dos controles dos conversores definidos por CDU aos respectivos modelos de conversores, definidos através do código DMCV, é feita através do código de execução DCNV.