../../_images/rele.png

Relés com atuação em Máquinas Síncronas

Os seguintes modelos built-in de relés estão disponíveis com atuação em máquinas síncronas no sistema (código DREL):

DREL MD11

Relé de sobrefrequência para desligamento de geração, com lógica de operação por frequência absoluta, taxa de variação da frequência e/ou por uma combinação destas.

Nb

Número de identificação da barra.

Ng

Número de identificação do grupo de máquinas. Este campo em conjunto com o campo Nb, servem localizar onde está conectado o relé de sobrefrequência.

L

Letra relativa à lógica de alívio de carga do relé de sobrefrequência:

  • A - frequência absoluta

  • T - taxa de variação de frequência

  • O - frequência absoluta ou taxa de variação de frequência

H

Identificação do formato dos dados relativos à frequência, podendo ser:

  • H - frequência em hertz (\(Hz\))

  • P - frequência em \(pu\). Caso este campo não seja preenchido, assume-se dados de frequência em \(pu\).

Fs

Frequência de supervisão, em \(pu\) ou \(Hz\), conforme campo H. Frequência a partir da qual o cálculo da taxa de variação de frequência é ativado para o corte de geração. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por taxa de variação de frequência e deve ter valor acima de \(1.0\).

Fc

Frequência de corte, em \(pu\) ou \(Hz\), conforme campo H. Frequência na qual o cálculo da taxa de variação de frequência é efetuado para o corte de geração. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por taxa de variação de frequência e deve ter valor acima do fornecido no campo Fs.

Tax

Taxa de variação de frequência ajustada para o corte de geração, em \(pu/s\) ou \(Hz/s\), conforme campo H. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por taxa de variação de frequência e deve ter valor positivo.

Fr

Frequência de ajuste para o corte de geração por frequência absoluta, em \(pu\) ou \(Hz\), conforme campo H. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por frequência absoluta e deve ter valor acima de \(1.0\).

U

Número de unidades geradoras a serem desligadas do grupo em que o relé está conecta-do. Este campo deve ser preenchido com um número inteiro. Caso seja deixado em branco assume o valor \(1\).

Ttx

Temporização de retardo total do relé por taxa de variação de frequência, em segundos.

Tre

Temporização ajustada para o relé de frequência absoluta atuar, em segundos. Durante esta contagem, é permitido drop-out do relé.

Tdj

Tempo que o disjuntor leva a partir do instante em que recebeu o comando do relé para abertura até o instante em que efetivamente abre os seus contatos, em segundos. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por frequência absoluta.

M

Letra M, se a função do relé é de simples monitoração, ou letra A, caso este atue automaticamente no corte de geração.

DREL MD14

Relé de sub/sobrefrequência para desligamento de geração. Este relé tem por objetivo representar a proteção de máquinas síncronas com geração térmica contra desvios de frequência e, no caso de atuação, serão desligadas unidades ou todo o grupo de geradores. A frequência usada para monitoração é a própria frequência da máquina.

Nb

Número de identificação da barra onde está conectado o grupo de máquinas.

Ng

Número de identificação do grupo de máquinas. Este campo em conjunto com o campo Nb, servem localizar onde está conectado o relé de subfrequência.

H

Identificação do formato dos dados relativos à frequência, podendo ser:

  • H - frequência em hertz (\(Hz\))

  • P - frequência em \(pu\). Caso este campo não seja preenchido, assume-se dados de frequência em \(pu\).

Fmn

Frequência mínima, em \(pu\) ou \(Hz\), conforme campo H. Frequência a partir da qual é ativada a temporização para o corte de geração. Este dado deve ter valor abaixo de \(1.0\). Se não for preenchido assume-se o valor \(0.95pu\) caso o campo H não tenha sido preenchido, ou do contrário, \(57Hz\).

Fmx

Frequência máxima, em \(pu\) ou \(Hz\), conforme campo H. Frequência a partir da qual é ativada a temporização para o corte de geração. Este dado deve ter valor acima de \(1.0\). Se não for preenchido assume-se o valor \(1.05\) caso o campo H não tenha sido preenchido, ou do contrário, \(63Hz\).

Tre

Temporização ajustada para o relé de sub/sobrefrequência atuar, em segundos. Este dado deve ser maior ou igual a \(0\). Durante esta contagem, é permitido drop-out do relé.

Tdj

Tempo que o disjuntor leva a partir do instante em que recebeu o comando do relé para abertura até o instante em que efetivamente abre os seus contatos, em segundos. Este dado deve ser maior ou igual a \(0\).

M

Letra M, se a função do relé é de simples monitoração, ou letra A, caso este atue auto-maticamente no corte de geração. Se for deixado em branco assume-se o valor A.

Und

Número de unidades a serem desligadas do grupo em que o relé está conectado. Este campo deve ser preenchido com um número inteiro. Se for deixado em branco todo o grupo será desligado.