../../_images/import1.png

Variáveis CDU de Compensadores Estáticos

As seguintes variáveis podem ser importadas e exportadas diretamente por controladores (CDU) associados ao compensador estático ou por locais remotos de medição (SVC no código DLOC):

BCES

IMPORT EXPORT

Susceptância do compensador estático, em pu na base do sistema (positiva para operação capacitiva e negativa para operação indutiva). Este valor é corrigido considerando o transformador para o modelo T de CER.

BMNCES

IMPORT

Valor mínimo da susceptância do compensador estático, em pu na base do sistema, conforme dados do compensador definido no programa Anarede. Este valor é corrigido considerando o transformador para o modelo T de CER.

BMXCES

IMPORT

Valor máximo da susceptância do compensador estático, em pu na base do sistema, conforme dados do compensador definido no programa Anarede. Este valor é corrigido considerando o transformador para o modelo T de CER.

ICES

IMPORT

Corrente injetada na rede pelo compensador estático, em pu na base do sistema (positiva para operação capacitiva e negativa para operação indutiva)

R0CES

IMPORT

Estatismo do compensador estático, em pu de tensão/pu de corrente ou pu de tensão/ pu de potência reativa, conforme a característica estática do compensador definido no programa Anarede seja linear com corrente ou com potência na região de controle.

QCES

IMPORT

Potência reativa injetada na rede pelo compensador estático, em pu na base do sistema (positiva para operação capacitiva e negativa para operação indutiva). Este valor é corrigido considerando o transformador para o modelo T de CER.

VCES

IMPORT

Valor de tensão da barra controlada, em pu.

V0CES

IMPORT

Valor desejado para a tensão da barra controlada, em pu, conforme dados do compensador definido no programa Anarede.

VSAC

IMPORT EXPORT

Sinal estabilizador aplicado no compensador estático, em pu .

Local Remoto de Compensadores Estáticos

O tipo SVC no código DLOC possui a seguinte régua de preenchimento:

El

Número de identificação da barra CA onde está conectado o compensador estático

Gr

Número de identificação do grupo de equipamento associado à localização do sinal