../../_images/cdu1.png

Limitadores em Blocos de CDU

As rotinas do Anatem para representação de CDU’s permitem a modelagem de limites do tipo estático (“windup”) ou dinâmicos (“non-windup”). Se o usuário tiver conhecimento sobre a implementação real do bloco e este possuir limites internos, deverá então representá-lo numa formulação de estado por blocos de primeira ordem, com limites dinâmicos ou estáticos nos locais adequados (ver representação de blocos com ordem maior que 1).

Limitadores Estáticos

O limitador do tipo estático limita a saída de um bloco mas não a sua variável de estado. Os limitadores estáticos são representados pelo tipo Bloco LIMITA.

Limitadores Dinâmicos

O limitador do tipo dinâmico atua sobre a variável de estado. Os blocos que podem ter limitador dinâmico são os de tipo LEDLAG, WSHOUT, PROINT, LAGNL e INTRES.

Os LDLAG2, WSHOU2 e PROIN2 apresentam limitadores na variável de estado e também na variável de saída, diferindo da sua versão regular nesse aspecto.

Para o bloco de tipo POL(S) não foram implementados limites dinâmicos, apesar de ser um bloco representado por função de transferência em S. Isto porque este bloco pode possuir duas ou três variáveis de estado e dependendo da implementação do controle no campo estas variáveis podem mudar. Além disso seria necessário limitar separadamente cada variável de estado e no Anatem só está sendo permitido atualmente um par de limites por bloco.