../_images/codigos_opcoes.png

DCLI

Função

Leitura ou modificação de dados de indutâncias de linhas CC. O código DCLI é necessário apenas para linhas sem dados de indutância ou quando for necessário modificar alguma indutância ou capacitância já fornecida. Os dados de capacitância só devem ser fornecidos no caso de transmissão por cabo, quando então o valor de capacitância é significativo e têm influência na dinâmica da estabilidade. Para linhas aéreas os valores das capacitâncias envolvidas são pequenos e irão produzir oscilações de alta frequência que, além de não terem influência na estabilidade, causarão problemas numéricos.

Atenção

Todas as linhas CC devem obrigatoriamente ter dado de indutância. Estes dados podem no entanto já terem sido fornecidos no Anarede.

Utilização

De

Número de identificação da extremidade DE da linha CC.

Pa

Número de identificação da extremidade PARA da linha CC.

Nc

Número de identificação do circuito paralelo. Se o campo for deixado em branco o programa assume o número de identificação igual a 1.

L

Indutância de linha CC, em \(mH\).

C

Capacitância de linha CC, em \(\mu F\). O modelo de linha CC adotado no programa é o conhecido como \(T\) equivalente.

Opções de execução disponíveis

Cuidado

Quando utilizada a opção IERR, o caso será executado, porém não será realizada a leitura ou modificação de dados de indutância de linha CC. Se usada com este código de execução, faz com que as seguintes mensagens de erro sejam transformadas em mensagens de erro ignorado:

  • Caso não possui linha CC

  • Barra CC da extremidade DE não existe

  • Barra CC da extremidade PARA não existe

  • Circuito CC inexistente

Exemplo

Listagem 164 Exemplo da aplicação do código DCLI
1 DCLI
2 (De)    (Pa)Nc         ( L  )( C  )
3    1       2              0.1
4 999999

Ver também

Para maiores detalhes quanto à modelagem das linhas e os demais componentes dos elos de corrente contínua, consultar a seção Elos de Corrente Contínua LCC.