../_images/oltc.png

Transformadores OLTC

São chamados de OLTC (On-load tap changer) ou TCAT (transformador com comutação automática de tape) os equipamentos capazes de, em operação, alterar o valor do tap. Em um transformador, a variação do tap é utilizada para controlar a tensão em um barramento terminal (tap de tensão) ou então para o controle de fluxo em um ramo (tap de defasamento).

A modelagem de transformadores com dispositivos de controle de tensão através de variação de tap em carga é importante para estudos de colapso de tensão. Em geral, as potências consumidas pelas cargas tendem a diminuir com a queda da tensão. A atuação do controle de tap em situações normais tende a manter a tensão na carga, fazendo com que a sua potência fique aproximadamente constante, o que é mais severo para a operação do sistema pois não ocorre o esperado alívio do carregamento quando da redução de tensão. Em certas situações, ao se iniciar um colapso de tensão, a atuação do tap pode ser inversa à desejada contribuindo para acelerar o processo de colapso.

Nota

Os transformadores, no Anatem, são normalmente considerados como Circuitos CA, para efeitos de declaração, controle e eventos; e possuem o tap (de tensão e/ou de defasamento) fixo, independentemente da declaração no caso Anarede. A declaração de OLTC no Anatem diz respeito, exclusivamente, a capacidade do equipamento de ter seu tap alterado durante uma simulação de transitórios eletromecânicos.

No Anatem, é permitida a modelagem de controles especiais que lidarão com o ajuste do valor do tap. A modelagem de transformadores com controle de tensão pode ser feita por modelo built-in ou por CDU. A modelagem de transformadores defasadores (“phase-shifters”), contudo, só pode ser feita via CDU. Na modelagem por CDU, é permitido o controle simultâneo de tensão e de defasamento.

Para que um transformador possa ser modelado no Anatem como um OLTC (controlando tap de tensão e/ou de defasamento) é necessário que no registro de dados correspondente a este equipamento no código de execução DLIN do programa Anarede os campos Tap mínimo e Tap máximo estejam preenchidos e que contenham valores diferentes (Tap máximo maior que Tap mínimo). Caso Tap máximo seja igual ao Tap mínimo, o Anarede considera que o transformador tem tap fixo e portanto não é um OLTC. Neste caso, para que o transformador possa ser modelado como OLTC no Anatem, basta fazer Tap máximo ligeiramente maior que Tap mínimo.

Dica

Para modelagem de um transformador defasador com defasagem inicial de \(0\), utilize um valor pequeno (\(10^{-5}\)) tanto no Anarede quanto no Anatem; o valor nulo faz com que o transformador não seja considerado como um defasador.

Atenção

Em função da constante de tempo associada ao ajuste de tap, frequentemente a representação desse controle não é feita para transformadores que, na realidade, são OLTCs. Para simulações de longo-termo, verifique a representação dos OLTCs no caso de estudo.

Códigos Relacionados

Controlador Built-in: DMTC

Controlador Personalizado: ACDU DCDU DTDU

Associação de Controles: DLTC

Outros: DEVT DLOC DPLT